Como você já deve imaginar, o açúcar é um dos principais vilões de uma alimentação saudável.
Ele dispara os índices de glicose do corpo, fazendo com que o nosso desejo por doces aumente.
Diabetes, hipertensão, obesidade, alzheimer e até mesmo o câncer, podem ter um responsável em comum: o açúcar.
É preciso entender que o vício por doces existe, sim. É comprovado que esses alimentos estimulam uma área do cérebro que é responsável pelo prazer, levando a uma dependência química por doces.
Muitas pessoas começam a fazer dieta e acabam falhando por não conseguirem conter o vício.
Para lutar contra esse vício, você precisará esforçar-se, ter uma meta clara em mente e provavelmente mudar seus hábitos para equilibrar seu organismo.
Para lhe ajudar a enfrentar seu vício por doces, separei seis dicas que serão úteis e farão toda a diferença se você segui-las.
Reconheça o problema
O primeiro ponto que você precisa considerar para livrar-se de seu vício por doces, é reconhecer o problema e entender que ele é real.
Compreenda que o doce gera um mecanismo, uma resposta a nível cerebral, onde há uma liberação de neurotransmissores, como por exemplo, serotonina e dopamina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar.
Ou seja, é preciso entender que o vício por doces pode, sim, estar lhe sabotando na dieta e reconhecer que ele é um problema real pode ser o início para que você consiga controlá-lo.
Corte de vez o doce
Mesmo que não pareça uma tarefa fácil, a minha segunda dica é que você corte de vez o doce.
Algumas pessoas entendem que quando desejam ver-se livres de determinado vício, é necessário ir cortando aos poucos o consumo. Mas na verdade não é bem assim.
Se o vício já está instalado, qualquer quantidade de doce que você ingerir, vai gerar uma resposta que resultará no quadro de compulsão, na vontade de consumir cada vez mais.
Se possível, corte carboidratos
Então, quem sabe depois de um tempo, você esteja disposto a eliminar o consumo de carboidratos.
Toda vez que consumimos um alimento, temos a elevação da nossa glicose; consequentemente, temos a elevação da nossa insulina, que é responsável pelo controle dessa glicose.
Quando ingerimos carboidratos, há uma tendência da maioria dos carboidratos em elevar subitamente a glicose e a insulina.
Como a insulina subirá rapidamente, a glicose vai baixar demais, fazendo com que sintamos fome muito mais rápido.
Cortando os carboidratos e priorizando o consumo de proteínas e gorduras boas, você terá uma menor elevação da glicose e da insulina, que permanecerão por mais tempo estáveis.
Aumente o consumo de gorduras boas
Isso mesmo, aumente o consumo de gorduras boas. Não tenha medo de consumir gordura.
Você cortará os carboidratos, mas iremos substituí-los por uma fonte de energia muito mais eficiente, que são as gorduras boas.
Além de proporcionar saciedade, as gorduras boas lhe darão energia por muito mais tempo.
Deixe de comer de 3 em 3 horas
O conceito de comer de 3 em 3 horas é um grande erro, principalmente para quem deseja emagrecer.
Depois de seguir todas as dicas acima, você estará pronto para esta, afinal você terá energia por muito tempo com a nova alimentação e não precisará comer de 3 em 3 horas.
Escute mais o seu corpo, a dieta ideal é aquela que proporciona saciedade, assim você vai comer quando tiver fome e até vai deixar de ter fome.
Encare a abstinência
Este ponto pode parecer o mais difícil de cumprir, mas é necessário para que o seu vício por doces seja controlado.
Você precisa ficar um tempo sem doce para desintoxicar-se do mal que ele gera no organismo.
Procure focar por 30 dias e ter a consciência que você não deve consumir doce por um período e, após a desintoxicação, você poderá estar preparado para consumir uma pequena quantidade de doce de vez em quando.
E aí, você acredita que tem vício por doces? Se sim, entendeu quais os riscos esse vício pode estar lhe proporcionando?
Espero que tenha gostado e siga minhas dicas. Se ainda restam dúvidas, ficarei feliz em respondê-las nos comentários.
Deixe um Comentário