Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a dieta low carb, que é mais do que uma simples dieta, é um estilo de vida.
A dieta low carb consiste principalmente em diminuir a ingestão de carboidratos, impedindo o seu armazenamento em forma de gordura no nosso corpo. Dessa maneira, passamos a utilizar a gordura já estocada no organismo como fonte de energia.
Ela evita o máximo possível de industrializados e baseia-se em comida de verdade. Tudo isso implicará na queima de gordura e na inibição de retenção de líquido.
Além disso, pode ir de uma restrição mais severa até uma mais moderada em relação à quantidade dos carboidratos consumidos.
Lembre-se, antes de iniciar qualquer dieta ou processo de emagrecimento, converse com um profissional especializado para que este lhe passe as orientações corretas.
Se você quer fazer a dieta low carb, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo. Hoje separei os alimentos que são permitidos consumir nela.
Proteínas
Alimentos ricos em proteínas são nutrientes importantes para o corpo, além de fornecer aminoácidos para as funções estruturais, motoras e metabólicas.
Além disso, são elementos importantes para os músculos, formação de colágeno, na produção de hormônios e de enzimas e na regulação das funções imunológicas.
- ovos (sempre inteiros com gema).
Carnes
- gado;
- frango;
- peixes (de todos os tipos);
- ovelha;
- peru;
- porco.
Frutos do mar
- camarão;
- lagosta;
- ostra;
- polvo;
- caranguejo;
- siri.
Verduras e legumes
Como em toda dieta saudável, devemos priorizar o consumo de vegetais, que são alimentos de uma alta densidade nutricional. Eles contêm nutrientes por porção com baixa caloria, por isso, são bem-vindos dentro da dieta low carb.
A quantidade de carboidrato nos vegetais normalmente é proveniente de fibras, muitas dessas que a gente não absorve diariamente.
- espinafre; tomate;
- chicória; cebola;
- alface; pepino;
- rúcula; pimentão;
- radite; aspargos;
- brócolis; rabanete;
- aipo; abobrinha;
- alcachofra; couve-flor.
Existe uma infinidade deles, essa não é uma lista completa, porém já serve como norte para iniciar uma dieta low carb. Mas lembrando que sempre com o auxílio de um profissional.
Frutas
As frutas contém frutose, que é uma fonte de carboidrato. Por isso é que devem ser consumidas como fonte de fibra.
Se você deseja apenas mudar seus hábitos alimentares para cuidar da sua saúde, as frutas estão liberadas. Agora, se você precisa perder peso ou já tem resistência à insulina, precisa consumi-las com moderação.
- abacate;
- coco;
- limão;
- maracujá;
- amora;
- framboesa;
- mirtilo;
- morango.
Laticínios
Todo laticínio tem caráter inflamatório e, portanto, deve ser consumido apenas eventualmente. Evite o seu consumo diário.
- queijos (de produção mais natural e menos processados);
- iogurtes (integrais ou de produção natural);
- natas integrais.
Esses são alguns dos alimentos que compõem uma dieta low carb. Se você ainda tem dúvidas sobre low carb, acesse meu artigo clicando AQUI, onde expliquei tudo o que você precisa saber sobre ela.
No meu curso, disponibilizo guias de planejamento alimentar, lista completa dos alimentos permitidos e acompanhamento de cada fase do emagrecimento saudável. Clique AQUI e conheça as vantagens.
Deixe um Comentário