A vitamina D é um composto extremamente importante para o nosso organismo, auxiliando no bom funcionamento do corpo humano.
Na verdade, a vitamina D é mais parecida com um hormônio do que com uma vitamina e estudos mostram que ela consegue influenciar em praticamente todas as células do nosso corpo.
Grande parte da população brasileira tem carência de vitamina D no organismo, o que automaticamente aumenta a necessidade de reposição dessa vitamina.
Baixos níveis de vitamina D podem lhe tornar mais suscetível a desenvolver diabetes, hipertensão, alzheimer, parkinson, câncer, esclerose múltipla, lupus e depressão, entre outros.
É fundamental que você procure um médico para avaliar seus exames e lhe explicar qual nível de vitamina D você está precisando. Em hipótese alguma realize essa suplementação por conta própria.
Vale lembrar que tudo em excesso também não faz bem e não seria diferente com a vitamina D. O excesso dela pode gerar intoxicação e problemas renais, entre outros.
Qual a importância da Vitamina D
Com capacidade de influenciar nossa expressão gênica, a vitamina D pode ser capaz de melhorar os mais diversos aspectos em nosso corpo.
Quando em níveis adequados, ela tende a silenciar genes defeituosos, diminuindo a possibilidade de diversas doenças.
Sabemos de longa data que a vitamina D participa do metabolismo ósseo; no entanto, estudos mais recentes demonstram que o grande diferencial dessa vitamina encontra-se em melhorar o sistema imunológico.
Sua atuação atinge órgãos do corpo, aumentando a cicatrização, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo diversas doenças.
Onde encontrá-la
De uma forma natural, há duas maneiras de encontrar a vitamina D e de absorvê-la. Uma delas é na alimentação e a outra é na exposição solar.
Através da alimentação, a vitamina D pode ser encontrada em uma dieta rica em gorduras boas como
- salmão;
- sardinha;
- arenque;
- gema do ovo, entre outros.
Mas a quantidade de vitamina D normalmente absorvida dos alimentos não é capaz de suprir nossas necessidades.
Uma outra forma natural de adquirir vitamina D, inclusive mais eficiente, se dá através da exposição solar.
É preciso entender que o raio ultravioleta pode ser nocivo e até mesmo gerar câncer de pele, o que pede alguns cuidados:
- procure expor os braços e pernas, sempre protegendo o rosto e outras áreas mais sensíveis;
- quanto mais clara a sua pele, menos tempo você deve ficar exposto ao sol;
- 20 minutos tende a ser suficiente para a maioria das pessoas;
- o sol precisa chegar de maneira direta para a pele.
O horário ideal para expor-se ao sol é exatamente às 12 horas, durante 20 a 30 minutos, mas nem sempre temos esse tempo.
Uma opção interessante é conversar com o seu médico e entender as suas opções de suplementação, desde orais a injetáveis.
Agora que você já sabe como fazer para absorver vitamina D para o seu organismo e quais as consequências de deixá-la de lado, não há mais desculpa, não é mesmo?
E você, costuma expor-se ao sol para produzir vitamina D? Costuma suplementar? Conta aqui para mim nos comentários.
Gostou do conteúdo? Então, siga-me no Instagram e não deixe de acompanhar as dicas importantes que dou para melhorar a sua qualidade de vida.
Deixe um Comentário