É por isso que somente a dieta nunca funcionou para você

//É por isso que somente a dieta nunca funcionou para você

É por isso que somente a dieta nunca funcionou para você

Alcançar a qualidade de vida desejada pode exigir tempo, cuidado e determinação, principalmente com a correria diária em que vivemos.

Nesse cenário, conquistar uma excelente qualidade de vida parece ser uma missão impossível.

Mas nem tudo está perdido, pois a seguir veremos que uma alimentação saudável pode fazer muito pela sua vida, indo além do emagrecimento.

Nos últimos anos tornou-se cada vez mais comum aderir a uma alimentação saudável. Tudo isso porque as pessoas estão percebendo que uma alimentação adequada caminha junto com a qualidade de vida.

O grande erro das pessoas é acreditar que uma alimentação saudável serve apenas para o emagrecimento.

Mas na verdade ela impacta diretamente na nossa saúde física, mental e no estilo de vida.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura para entender como uma alimentação saudável pode impactar na sua saúde.

Neste post, vamos explicar por que a alimentação é importante para transformar a sua qualidade de vida. Confira os itens a seguir.

  • Por que ter uma alimentação saudável
  • Perigos de uma má alimentação
  • A alimentação ideal
  • A suplementação adequada
  • Importância da saúde intestinal
  • Prática de exercícios físicos
  • Sono reparador
  • O estresse não é um vilão
  • Equilíbrio hormonal

Está pronto? Continuar esta leitura pode significar que você precise substituir alguns hábitos, mas não se assuste: TODOS eles são para lhe ajudar a alcançar seu objetivo.

Por que ter uma alimentação saudável

Muitas pessoas não se preocupam com a alimentação por conta de levarem uma vida agitada e só lembram do assunto quando surge uma doença, momento este em que se veem obrigadas a alimentarem-se de maneira mais saudável.

Uma alimentação saudável proporciona saúde, bem-estar e qualidade de vida em qualquer fase da vida, por isso é primordial que torne-se um hábito.

Contar com hábitos equilibrados é uma maneira de prevenir estresse, ansiedade, melhorar o humor, facilitar o controle do peso, combater diversas doenças e até mesmo fazer com que seu tratamento seja mais eficiente.

Você precisa investir em uma alimentação saudável, pois além de priorizar a sua qualidade de vida, você está investindo em alimentos para não precisar gastar com remédios. Boas escolhas agora, garantem um futuro com mais qualidade.

Quer viver mais e melhor? Sim? Comece selecionando melhor seus alimentos.

Por isso, para o próximo tópico separei os resultados de uma alimentação ruim, bons motivos e benefícios para você cuidar da sua saúde começando pela alimentação.

Perigos de uma má alimentação

Uma alimentação pode ser considerada ruim quando ela é baixa do ponto de vista nutricional.

Já ouviu aquela história que devemos comer de tudo um pouco? Pois é! Se essa estratégia funcionasse, não estaríamos vivendo uma epidemia de obesidade.

A alimentação ideal deve ser rica do ponto de vista nutricional e para isso deverá conter todos os nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar de forma adequada.

Deverá conter proteínas de alto valor biológico, vegetais de baixo amido (açúcar) e gorduras boas. Carboidratos não são essenciais e poderão ser incluídos ou não na dieta.

Uma má alimentação pode provocar:

desnutrição;                                 má digestão;       

envelhecimento precoce;            diabetes;

obesidade;                                  sistema imunológico fraco;

anemia;                                       depressão;

falta de energia;                           derrames;    

depressão;                                   pressão arterial alta;             

câncer;                                        infarto;      

depressão;                                   ansiedade

Pilares impactados pela alimentação

Como vimos, a alimentação pode impactar em diversos aspectos da nossa vida. Separei sete deles para você conferir no próximo tópico.

A alimentação ideal

É muito importante entender que a alimentação saudável vai muito além da sua associação com o emagrecimento.

Ela é capaz de evitar e até mesmo regenerar doenças como diabetes, doenças cardiovasculares (infarto, derrames), hipertensão, dores musculares e doenças autoimunes, entre outras.

A sua importância não é de hoje, pois grandes nomes da medicina já a defendiam como principal forma de melhorar sua qualidade de vida. Entre eles, Hipócrates dizia:

“Faça do seu alimento seu remédio e deixe que seu remédio seja o seu alimento.”                                    

É interessante deixar claro que, independente do seu objetivo, seja ele emagrecer ou regenerar doenças, a alimentação saudável precisa estar presente nesse processo.

A suplementação adequada

Depois de ter claro em mente que a base para a sua qualidade de vida é uma alimentação saudável, você precisa entender um pouco mais sobre suplementação.

Atualmente, o poder nutritivo dos alimentos está reduzido, isso pela poluição e pelos agrotóxicos, que resultam no empobrecimento do solo e consequentemente dos alimentos.

Portanto, o uso da suplementação adequada para você pode fazer toda a diferença no seu resultado final.

Se nosso organismo for ofertado com vitaminas e minerais suficientes, além do funcionamento do nosso corpo melhorar, nos proporciona mais saúde. Separei abaixo alguns exemplos de suplementação:                                              

multivitamínicos;             vitamina D;

ômega 3;                         magnésio;

vitamina C;                      coenzima Q10;

vitamina B12;                  cúrcuma;

probióticos;                     prebióticos.

É importante ficar claro o seguinte: primeiramente o foco é a alimentação, que deverá ser rica do ponto de vista nutricional, e logo em seguida precisamos complementá-la esta com mais nutrientes provenientes dos suplementos.

O ideal é que essa suplementação seja elaborada em quantidades personalizadas e individualizadas para cada pessoa.

Importância da saúde intestinal

Após as explicações sobre alimentação saudável que pode ser complementada com a suplementação, é o momento de tratarmos sobre a saúde do intestino, afinal é através dele que recebemos os nutrientes.

Não adianta nada comer da melhor maneira possível se o seu intestino não estiver absorvendo os nutrientes de que você precisa.

Atualmente muitas pessoas encontram-se em disbiose intestinal, que é o desequilíbrio da microbiota intestinal.

Tudo isso porque o nosso corpo não foi preparado para receber o consumo exagerado de alimentos inflamatórios, como carboidratos refinados, gorduras trans e excesso de glúten.

Esse desequilíbrio faz com que o intestino perca a sua permeabilidade seletiva, absorvendo substâncias que não deveríamos ingerir e deixando de absorver os nutrientes necessários para nossa saúde.

Nosso corpo funciona de forma integrada, e problemas que atingem o intestino podem repercutir em todo o organismo, como queda na imunidade, alergias e até mesmo problemas que acometem o cérebro. Ansiedade e depressão, por exemplo, muitas vezes ocorrem após um desequilíbrio no intestino.

Lembre-se desta frase: “Você é o que o seu intestino consegue absorver dos alimentos que você ingere”.

Como evitar o desequilíbrio intestinal

Para manter uma excelente saúde intestinal, é recomendado que você evite ingerir os alimentos inflamatórios citados acima.

Além disso, evitar a automedicação de antibióticos, pois estes podem matar as bactérias boas do seu intestino, gerando desequilíbrios.

Prática de exercícios físicos

Você com certeza já ouviu que a prática de exercícios físicos regulares é uma excelente maneira de contribuir com a sua saúde.

Se você já pratica exercícios regulares está no caminho certo. Mas se ainda não pratica minha dica é: escolha atividades de que goste. Assim, será mais fácil manter a frequência.

Cada atividade física traz benefícios diferentes; por exemplo, atividades aeróbicas são ótimas opções para o sistema cardiorrespiratório, já a musculação é uma excelente aliada para a qualidade de vida, pois fortalece e preserva nossa massa magra e óssea.

Pratique exercícios físicos e preserve a sua saúde, melhorando a sua qualidade de vida.

Sono reparador

O sono é muito importante para a qualidade de vida, porém extremamente negligenciado pelas pessoas.

É durante o sono que nosso organismo vai reparar nossas células e produzir hormônios importantes, como o hormônio do crescimento, que é ótimo para a melhoria da nossa massa muscular, queima de gordura e reparação de tecidos.

O sono deve ser mais profundo, pois acordar no meio da noite pode atrapalhar a produção de alguns hormônios importantes.

É muito importante contar com uma regularidade de horário para dormir e acordar. Nosso sono é controlado por hormônios como o cortisol e a melatonina, e a falta de regularidade pode influenciá-los negativamente.

É recomendado dormir oito horas por noite, mas isso vai depender de cada pessoa, de quantas horas precisa dormir para sentir-se energizada. Por isso lembre-se:

A qualidade do sono é muito mais importante do que a quantidade.

Para que você consiga o sono reparador, trouxe algumas dicas que podem ajudar:

  •     evite assistir televisão na cama antes de dormir;
  •     evite usar o celular ou tablet;
  •     desligue as luzes.

Para uma noite bem dormida precisamos produzir o hormônio melatonina, que nos faz dormir com qualidade, mas ele só é produzido na escuridão total.

O estresse não é um vilão

Diferente do que achamos, o estresse não é um vilão, ele é um impulsionador nas nossas vidas.

O estresse é uma resposta que nosso corpo desenvolve para nos preparar para um reação de luta ou fuga.

Quando nos estressamos, o corpo libera catecolamina (adrenalina), levando a uma dilatação da pupila para ficarmos mais atentos ao que está acontecendo ao nosso redor. O coração acelera, bombeando sangue para as pernas ou para os braços, pois vamos correr ou lutar.

O corpo também libera o cortisol nesse momento, que é conhecido por ser o hormônio do estresse e assim que você ver-se livre de situações estressantes, esses hormônios irão baixar.

O que é prejudicial é o estresse crônico, que ocorrem em pessoas que são expostas a situações estressantes constantemente. Isso faz com que o corpo perca a adaptação ao estresse e desenvolva diversos problemas de saúde.

É por isso que precisamos aprender a lidar com o estresse, contar com uma válvula de escape, isso fará toda a diferença na nossa qualidade de vida.

Muitas pessoas descontam o estresse na comida, no álcool e até mesmo no cigarro.

Algumas maneiras de desestressar com atividades prazerosas:

  •     exercícios físicos;
  •     esportes;
  •     meditação;
  •     yoga;
  •     massagens;
  •     chás;
  •     hobbies.

Lembre-se: o estresse está extremamente presente nas nossas vidas em diversas situações do dia a dia, o que você pode fazer é aliviá-lo, aprendendo a lidar com ele.

Gerencie seu estresse, assim você ficará mais relaxado e viverá uma vida com muito mais qualidade.

Equilíbrio hormonal

A partir de certo momento em nossas vidas, nossos hormônios entram em desequilíbrio, e assim envelhecemos.

Nem de mais e nem de menos, estamos falando de EQUILÍBRIO, que é o que precisamos para envelhecer bem.

É válido lembrar que jovens também podem manifestar desequilíbrios hormonais e apresentar diversos problemas na fase adulta.

Por isso, manter os hormônios equilibrados é fundamental para quem deseja viver mais e melhor.

Para o equilíbrio dos seus hormônios por um longo período, recomendo que você siga corretamente todos os pilares citados acima.

Chegará um momento em que seus hormônios estarão desequilibrados e, para resolver isso, somente um médico poderá identificar se é o caso de fazer uma reposição hormonal.

Somente uma dieta nunca vai funcionar para atingir seus objetivos, sejam eles o emagrecimento ou a busca por uma vida com mais qualidade.

É evidente que uma alimentação adequada pode ter influência em outros pilares do nosso corpo. Por isso, precisamos equilibrá-los para cuidar da nossa saúde, vivendo mais e melhor.

E lembre-se, não é a quantidade que você come, mas sim a qualidade. E para ter mais saúde é preciso ir além de comer certo.

Espero que tenha gostado e, se ainda restam dúvidas, entre em contato comigo pelas minhas redes sociais. Estou no Facebook, no Instagram. Assim você fica por dentro dos conteúdos que compartilho para melhorar sua qualidade de vida.

Marque uma consulta comigo através do WhatsApp, clicando AQUI, pelo EMAIL: drmarcionutels@drmarcionutels.com ou preencha com seus dados para que minha secretaria possa fazer contato atraves deste FORMULÁRIO.

 

 

Dr. Márcio Nutels é pós-graduado em nutrologia e prática ortomolecular. Há anos estuda e aprimora técnicas para favorecer o emagrecimento e QUALIDADE DE VIDA, acompanhando os avanços da medicina e reunindo o que a ciência vem produzindo.

2019-04-17T18:00:26+00:00

About the Author:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.