//A Síndrome dos Ovários Policísticos e alimentação low carb

A Síndrome dos Ovários Policísticos e alimentação low carb

Causa importante de infertilidade feminina, a Síndrome dos Ovários Policísticos ou SOP é um dos  distúrbios endócrinos (hormonais) mais comuns em mulheres em idade fértil.

As manifestações clínicas dessa síndrome são bem variadas e cada mulher poderá apresentar sintomas diferentes.

Para se fazer o diagnóstico corretamente é importante entender que não basta apenas fazer um ultrassom para saber se há a presença de múltiplos cistos nos ovários.

Na verdade, a presença desses cistos é apenas mais um dos sinais que podem, ou não, estar presentes dentro desse contexto mais amplo que é a síndrome.

O diagnósticos preciso necessita de ampla coleta de histórico clínico, hábitos de vida e exames laboratoriais.

A Síndrome dos Ovários Policísticos ainda pode estar associada à obesidade, diabetes e síndromes metabólicas.

Essa associação pode fazer nos lembrar da resistência insulínica, que tratamos com low carb.

Infelizmente a maioria dos médicos desconhece a eficiência de uma alimentação low carb no manejo de SOP e acaba optando pelo tratamento medicamentoso, que apenas mascaram os sintomas, mas não combatem a causa do problema.

Para que você entenda um pouco melhor sobre SOP e qual a sua relação com a dieta low carb, separei informações importantes.

Causas da SOP

A Síndrome dos Ovários Policísticos e alimentação low carb

Esse distúrbio pode atingir até 20% das mulheres em idade reprodutiva, mas a sua causa ainda não está muito bem definida.

É possível que exista alguma predisposição genética, no entanto, sabemos que o nosso relacionamento com o meio em que estamos inseridos tem grande impacto na manifestação da síndrome.

Isso significa que o estilo de vida, em especial o tipo de alimentação, faz toda a diferença quando lidamos com SOP.

Existem estudos que identificam que a causa da SOP tem ligação com a resistência à ação da insulina no organismo, o que geraria aumento do hormônio na corrente sanguínea e que provocaria o desequilíbrio hormonal.

O diagnóstico da síndrome é feito quando ocorre a presença de pelo menos duas das três seguintes características:

• hiperandrogenismo clínico e/ou bioquímico: acne, oleosidade de pele, crescimento de pelos na face e/ou elevação de andrógenos em exames laboratoriais como a testosterona, androstenediona, DHEA e DHT;
  • presença de irregularidades menstruais com ciclos anovulatórios: infertilidade pois neste caso a mulher é incapaz de ovular;
  • presença de múltiplos cistos nos ovários.

Sintomas

A Síndrome dos Ovários Policísticos pode apresentar alguns sintomas perceptíveis, como

• crescimento de pelos;
  • acnes;
  • obesidade;
  • infertilidade;
  • irregularidades menstruais.

SOP e low carb

Como vimos, a Síndrome dos Ovários Policísticos pode estar associada ao excesso de peso, o que a torna bem comum para mulheres com diabetes tipo 2 e outras consequências da resistência insulínica.

Justamente por essa ligação com o excesso de peso e altos níveis de insulina, construir uma dieta com baixo carboidrato seria uma excelente opção.

Tudo isso porque uma dieta como a low carb consegue diminuir os níveis de insulina do organismo e reverter diversos problemas metabólicos.

A melhor abordagem para manejo de SOP é aquela que não foca apenas no uso de medicamentos que mascaram os sintomas, mas não combatem a causa.

A abordagem deve incluir em especial mudanças no estilo de vida e, no que tange ao perfil alimentar, não existe estratégia melhor que low carb para esta finalidade.

Além disso, uma dieta low carb pode trazer inúmeros benefícios, tais como emagrecimento, prevenção de diabetes, saciedade e manutenção do peso.

A Síndrome dos Ovários Policísticos e alimentação low carb

Uma dieta balanceada e estruturada por um profissional também tem ligação com a prevenção da Síndrome dos Ovários Policísticos.

Principalmente para mulheres que já sofrem ou sofreram com distúrbios hormonais, doenças como diabetes e pressão arterial, entre outras.

Além, é claro, de consultas regulares aos profissionais especializados que cuidam da sua saúde.

Estas são algumas informações importantes sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos e sua relação com a dieta low carb. Portanto, consulte seu médico, faça exames regulares e por que não viver em low carb?

Se você interessou-se por low carb, confira meu artigo onde explico tudo sobre ela, clicando AQUI.

E se ainda restam dúvidas, pode deixar nos comentários que eu vou adorar respondê-las.

2019-01-30T07:43:26+00:00

About the Author: