Tudo que você precisa saber sobre dieta cetogênica

//Tudo que você precisa saber sobre dieta cetogênica

Tudo que você precisa saber sobre dieta cetogênica

A dieta cetogênica não é nenhuma novidade, ela surgiu em 1921, com uma finalidade terapêutica.

Nessa época, a dieta cetogênica era utilizada para curar pessoas com epilepsia, mas com o surgimento de outros medicamentos para o tratamento da doença, a dieta acabou ficando de lado.

Mais tarde, ela voltou a ganhar foco, por conta de uma criança que sofria com convulsões e os medicamentos não eram eficientes, até que ela realizou uma dieta cetogênica.

A ideia da dieta cetogênica é induzir o nosso corpo a produzir corpos cetônicos. Os corpos cetônicos são produzidos no nosso fígado a partir do metabolismo das gorduras.

Para que você consiga entender melhor sobre a dieta cetogênica, separei tudo o que você precisa saber.

O que é dieta cetogênica?

Para desempenharmos nossas atividade diárias e preservarmos nossas funções orgânicas, nosso corpo precisa de energia. Somos capazes de utilizar basicamente 2 fontes de combustível.

A glicose, normalmente proveniente dos carboidratos ou os corpos cetônicos, provenientes das gorduras.

Sempre que ofertamos muita glicose para nosso corpo, ele tende a “queimar” primeiramente esse combustível, fazendo com que a gordura continue estocada.

A dieta cetogênica é uma dieta baseada na baixa ingestão de carboidrato, fazendo com que o corpo deixe de utilizar a glicose como fonte primária de combustível e passe a utilizar a gordura acumulada.

Com a glicose em baixa, nossos níveis de insulina caem drasticamente e os níveis de glucagon elevam-se, enviando uma sinalização para nosso corpo utilizar as reservas do tecido gorduroso.

Com isso ocorre a quebra de gordura corporal acumulada, formam-se ácidos graxos e corpos cetônicos, tornando o nosso corpo uma “máquina’ eficiente de queimar gordura.

Benefícios da dieta cetogênica

A dieta cetogênica apresenta muitos benefícios, entre eles melhora geral no estado de saúde e no condicionamento físico, entre outros.

Redução de apetite

O perfil metabólico do nosso organismo modifica-se ao praticar essa dieta. A glicose e a insulina permanecem mais estáveis, a grelina (hormônio da fome) diminui e a leptina (hormônio da saciedade) torna-se mais eficiente.

Desta forma, essa estratégia alimentar proporciona muita saciedade, favorecendo o emagrecimento, sem passar fome.

Tudo que você precisa saber sobre dieta cetogênica

Controle do diabetes

Com a glicose e a insulina em baixa, a dieta cetogênica é excelente para os diabéticos. Estudos apontam que é possível reverter cerca de 70% dos casos de diabetes tipo 2, apenas lançando mão da dieta cetogênica. E o melhor, sem precisar usar medicamentos.

Preservação da massa muscular

Existe uma crença que ao reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos, iremos perder massa muscular. Isso é um grande mito!

Estudos apontam que pessoas que praticam essa dieta conseguem emagrecer de forma eficiente preservando músculo.

O mais importante para massa muscular não são os carboidratos, estes são apenas fontes de “combustível”.

Para ter uma boa massa muscular é necessário ter um aporte adequado de proteínas e praticar atividades físicas resistidas, como por exemplo musculação.

Perda de peso

Como já vimos, a dieta cetogênica auxilia muito no emagrecimento, incluindo a perda de daquela gordurinha de mais difícil acesso e resistente.

Tratamento de câncer

Esse tópico assusta um pouco, mas na verdade estudos comprovam que as células mutantes que causam o câncer são nutridas principalmente por carboidratos. Portanto, reduzir a ingestão de carboidratos na dieta cetogênica auxilia no combate ao câncer.

Erros que você não pode cometer na dieta cetogênica

Não ingerir a quantidade adequada de água

Ao iniciar uma dieta cetogênica, nosso corpo elimina os líquidos, o que é considerado ótimo para o inchaço abdominal.

Mas é preciso cuidar para não desidratar, por isso fique atento e ingira uma quantidade maior de água; você evitará problemas menores, como dores de cabeça.

Tudo que você precisa saber sobre dieta cetogênica

Medo de ingerir sal

Muitas pessoas têm um preconceito com o sal, considerando-o um vilão, mas a grande questão é entender que o vilão para a saúde é o uso em excesso do sal industrializado, refinado.

Uma opção interessante é escolher o sal marinho, flor de sal ou sal rosa do Himalaia, que são benéficos para a sua saúde.

Aumentar a quantidade de proteínas ingeridas

A proteína é muito importante para a imunidade, para a massa muscular, para a saúde como um todo. Porém ao praticar a dieta cetogênica, se você ingerir proteínas em excesso tornará seu resultado pobre.

Afinal, todo o excesso de proteína é convertido em glicose, ou seja, você acaba usando a mesma fonte de energia para eliminar gorduras, e não atinge o resultado estimado.

Comer de 3 em 3 horas

A maioria das pessoas acredita que o correto é comer de 3 em 3 horas, o que na verdade, é um grande erro.

Na dieta cetogênica, você acaba ingerindo alimentos com alta densidade nutricional, tendo os alimentos necessários para lhe dar saciedade e energia por várias horas.

Minha dica é aproveitar esse tempo de saciedade para favorecer seu emagrecimento, pois ao ingerir um alimento você sinaliza para o corpo elevar a insulina, promovendo acúmulo de gordura.

Para você entender melhor por que comer de 3 em 3 horas é errado, separei um vídeo do meu canal; você o acesse, clicando AQUI.

Você gostou do meu artigo? Está curioso para saber mais?

Para que você entenda melhor sobre como colocar em prática a dieta cetogênica, o jejum intermitente e melhorar sua qualidade de vida, tudo isso emagrecendo e comendo bem, conheça meu curso com um passo a passo descomplicado para atingir seus objetivos.

Clique AQUI e melhore a sua qualidade de vida hoje mesmo!

2018-12-26T16:52:50+00:00

About the Author:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.