Exercícios físicos: como dosá-los

//Exercícios físicos: como dosá-los

Exercícios físicos: como dosá-los

Praticar atividades físicas vem tornando-se um hábito na vida de muitas pessoas que desejam uma saúde equilibrada e disposição.

Para quem está começando a entrar nessa rotina, pode haver muitas dúvidas sobre a realização das atividades.

E umas das principais dúvidas é a frequência com que os exercícios devem ser executados. Tudo que é em exagero pode acarretar riscos, portanto não deixar seu corpo descansar depois de atividades físicas, pode ser prejudicial.

Além disso, realizar exercícios de maneira aleatória é outro fator que contribui negativamente para a saúde.

Para você entender melhor como funciona essa rotina de exercícios físicos regulares e qual a quantidade necessária para um impacto positivo na sua saúde, separei alguns aspectos a serem considerados.

Qual a importância dos exercícios físicos

Que a prática de exercícios físicos é muito benéfica para a saúde, ninguém discute, já que realmente é verdade.

Além do mais, muitas pessoas sabem que os exercícios físicos são responsáveis por aumentar nosso gasto calórico diário, favorecendo a queima de reservas adiposas corporais.

No entanto, os exercícios físicos tendem a ajudar muito pouco no processo de emagrecimento.

Seu principal benefício é atuar na manutenção de várias funções metabólicas vitais:

  • auxilia na circulação sanguínea e fortalece todo o sistema cardiovascular;
  • melhora a irrigação de nutrientes para várias regiões do corpo;
  • melhora o fortalecimento muscular;
  • protege os ossos e ligamentos;
  • aumenta a produção de endorfina, gerando sensação de bem-estar.

Exercícios físicos: como dosá-los

Ao não nos exercitarmos, nosso organismo sofre com uma rotina sedentária, acumulando reservas adiposas, aumentando o risco de lesões na musculatura, diminuindo a qualidade do funcionamento do coração e até mesmo alterando o humor.

O que é preciso para exercitar-se

O primeiro passo para começar uma rotina de exercícios físicos é procurar um médico e fazer um checkup completo para verificar se o seu corpo encontra-se em perfeitas condições.

Após a realização dos exames, é necessário consultar um profissional de educação física e decidir quais exercícios são ideais para o seu objetivo.

É de extrema importância contar com a ajuda de profissionais qualificados, tanto para a sua alimentação como para a sua rotina de exercícios.

Exercícios físicos: como dosá-los

Por que devo praticar regularmente

Quando mantemos uma rotina de atividades físicas, os benefícios são perceptíveis a longo prazo.

Porém, quando nos exercitamos ocasionalmente, o nosso organismo precisa readaptar-se ao estímulos provocados pela atividade física. Dessa maneira, estamos impedindo que ele consiga fazer progressos, pois a sua rotina é frequentemente interrompida.

Contar com uma rotina de exercícios é uma forma de progredir na sua qualidade de vida e lhe permitir receber os benefícios que uma atividade física pode trazer.

Qual a frequência ideal

Antes de definir a frequência ideal de exercícios físicos para o seu corpo, é muito importante lembrar-se que você deve respeitar os limites impostos pelo seu organismo.

O recomendado para quem deseja iniciar uma rotina é que essa frequência seja moderada, intercalando períodos de atividades mais leves com períodos de descanso.

Outra prática recomendada são pequenos circuitos, duas vezes na semana. Você deve começar devagar para com o tempo ir aumentando seu condicionamento físico e ir aumentando aos poucos a frequência das atividades.

Para termos de fato os benefícios para a saúde a partir da prática de exercícios físicos e deixarmos de lado a condição de sedentarismo, estudos apontam que devemos praticar atividades físicas leves como caminhadas, pelo menos 5 vezes por semana.

Já atividades físicas mais intensas, 3 vezes por semana podem ser o suficiente.

Os exercícios físicos devem fazer parte da nossa rotina para garantirmos todos os benefícios que eles podem nos trazer.

É válido lembrar que uma rotina de atividades físicas aliada a uma boa alimentação é o ideal para uma melhor qualidade de vida.  

Para entender como alinhar uma boa alimentação e garantir uma ótima qualidade de vida, com atividades físicas, consulte meu material, clicando AQUI.

2018-11-14T08:54:32+00:00

About the Author:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.