Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

/, Qualidade de vida/Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

Atualmente é comum, ao pesquisarmos sobre dieta, encontrarmos diversas fórmulas e soluções que prometem a mesma coisa: o emagrecimento.

Exatamente por isso, é fundamental ficar esperto nas suas escolhas. É preciso ter cuidado para não se deixar enganar com falsas promessas, dietas das mais variadas e até mesmo pílulas milagrosas.  

Para o emagrecimento de fato acontecer é necessário foco, muita dedicação e principalmente conhecimento. Tudo isso para não cometer falhas e dificultar o seu emagrecimento.

Além disso, sempre devemos priorizar um emagrecimento saudável, que só será possível através da reeducação alimentar, análise de comportamento e acompanhamento médico.

Mas você sabe o que dificulta o emagrecimento? Pensando nisso, eu separei algumas informações e erros cometidos que podem comprometê-lo.

O que dificulta o emagrecimento

Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

O consumo de carboidratos refinados gera um desequilíbrio hormonal chamado de resistência insulínica, resultando no fácil acúmulo de gordura corporal.

Além de atrapalhar a perda de peso, esse problema metabólico pode provocar outros problemas sérios a sua saúde, como diabetes, doenças cardíacas e pressão alta.

Esse desequilíbrio faz com que o nosso corpo não consiga acessar a sua gordura corporal como fonte de energia, assim você fica bloqueada para a queima da mesma. Além disso, o desequilíbrio hormonal faz com que você tenha fome o tempo inteiro.

Você tem controle sobre sua fome?

Se você não tem controle sobre sua fome, não se desespere: a culpa não é sua.

Além da resistência insulínica, há outro desequilíbrio hormonal que faz com que você tenha mais fome e compulsividade alimentar.

A nossa  fome é regulada por alguns hormônios, mas hoje vou explicar um pouco sobre dois hormônios que têm ações diferentes no nosso corpo; são eles a Grelina que é o hormônio associado à fome e a Leptina que é o hormônio associado à saciedade.

Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

Grelina

Quando estamos de estômago vazio, ele libera a grelina para gerar fome, e assim que nos alimentamos, o alimento cai no estômago e gera distensão, fazendo com que a produção desse hormônio da fome diminua.

Leptina

A leptina está envolvida com o processo da saciedade. Ao dosar a leptina de uma pessoa magra e comparar com a de uma pessoa obesa, a quantidade de leptina provavelmente será maior na pessoa obesa. E apesar de parecer contraditório, isso se deve ao fato de o obeso contar com a resistência à leptina, ou seja, ele produz bastante leptina, mas ela não funciona de maneira adequada.

Em outras palavras, uma pessoa obesa tem um desequilíbrio hormonal que causa o aumento da grelina e a perda de eficiência da leptina.

Por isso, é preciso ter consciência de que há um desequilíbrio hormonal que é considerado o vilão, e que não é simplesmente falta de autocontrole.

6 erros comuns que dificultam o emagrecimento

Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

Agora que você já entendeu um pouco melhor como o nosso corpo funciona, eu separei seis erros comuns que muitas vezes são cometido e podem lhe impedir de emagrecer.

Falta de informação

Antes de perder alguns quilos, é muito importante você se informar para que esse processo aconteça com saúde.

Procure sempre por informações verídicas e opte por sites, livros e profissionais de confiança.

Não procurar por um profissional

Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

Para começar um processo de emagrecimento é fundamental que você procure ajuda de um profissional qualificado.

Também é interessante realizar um check up para verificar se a sua saúde está em dia, se é possível reeducar a sua alimentação e praticar atividades físicas sem se prejudicar.

Não ter uma meta clara

Clareza no objetivo é um ponto crucial para o sucesso. Mas antes de traçar suas metas é preciso saber o seu por quê. Por que você quer emagrecer? Pode ser para se sentir mais leve e feliz? Para melhorar a auto-estima? Para resgatar a saúde? Para voltar a vestir uma roupa que já não fica tão bem assim?

Após determinado o seu porquê, defina quantos quilos deseja perder. Não trace metas que você não conseguirá alcançar, mas seja ousado. Tenha confiança no seu potencial e trace metas grandes, porém atingíveis. Agora sim, tudo pronto para traçar o melhor caminho. Procure atingir pequenas metas diariamente até alcançar seu objetivo final. E não deixe de celebrar, vibrar, com toda e pequena conquista. Isso significa que está caminhando na direção correta.

Acreditar que atividade física irá compensar por uma dieta inadequada

Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

Estudos comprovam que a prática de atividade física é um santo remédio. Tanto age na prevenção como no tratamento de doenças. Porém, atividades físicas contribuem muito pouco para o processo de emagrecimento. De nada adianta errar na dieta e depois querer fazer atividade física de forma excessiva, achando que irá compensar. Tenha em mente que a dieta é muito mais importante quando a questão é o emagrecimento.

Comer de 3 em 3 horas

Criou-se um mito que para emagrecer é necessário comer de 3 em 3 horas. Este é um grande erro! A humanidade evoluiu praticando o jejum. Toda vez que você ingere qualquer tipo de alimento, seu corpo para de queimar gordura e passa a estocá-la. Portanto comer de 3 em 3 horas é totalmente contraproducente quando o objetivo é emagrecer.

Procure escutar mais o seu corpo e, se não está com fome, não coma! A prática do jejum intermitente, uma estratégia alimentar que alterna momentos de jejum com momentos de alimentação, podendo ser uma grande aliada no processo de emagrecimento.

Comer muitos carboidratos

Desde que surgiu a pirâmide alimentar que orienta que comamos pelo menos 6 porções de carboidratos por dia, o número de obesos vem em escala crescente. Existem boas fontes de carboidratos, mas é necessário controlar a sua ingestão. Eles causam grande elevação da insulina, impedindo nosso corpo de queimar gordura.

3 estratégias para emagrecer

Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer

Como vimos, a grande responsável pela dificuldade em emagrecer é a resistência insulínica, e para reverter essa situação é preciso acabar de vez com ela.

Depois de entender melhor como funciona o processo de emagrecimento e quais os erros comuns que são cometidos durante o processo, separei três estratégias capazes de melhorar a sensibilidade insulínica, causando a baixa dos seus níveis circulantes.

Low carb

A ideia da estratégia low carb é consumir uma quantidade baixa de carboidratos.Você programa a sua dieta para consumir apenas 20% de carboidratos, sabendo separar os carboidratos complexos dos refinados. Para entender um pouco melhor, separei um artigo que você acessa clicando AQUI, onde explico o conceito low carb.

Dieta cetogênica

A principal ideia da dieta cetogênica é induzir nosso corpo a entrar num processo chamado de cetose. Desse modo, o nosso corpo deixa de usar a glicose como fonte de energia e passa a usar os corpos cetônicos. A produção de corpos cetônicos é a garantia que nosso corpo  está “queimando” gordura.

Jejum intermitente

Essa estratégia pode diminuir de 20% a 50% a insulina, mostrando-se excelente para o emagrecimento.

O jejum funciona alternando períodos de alimentação com o jejum. Para você entender tudo sobre o jejum intermitente, separei um artigo onde explico especificamente sobre ele; clique AQUI e acesse.

É importante ressaltar que essas estratégias alimentares podem ser muito eficientes para o emagrecimento se realizadas de maneira correta. Já se feitas de forma incorreta, poderão gerar transtornos para a sua saúde.

Também é de extrema importância consultar um profissional para que esse emagrecimento aconteça de maneira saudável.

Espero que tenha gostado desse artigo e para continuar me acompanhando, acesse meus conteúdos através das minhas redes: Instagram, Facebook e Youtube.

2018-10-31T11:28:34+00:00

About the Author:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.