Entenda o que é pressão alta e saiba como preveni-la

//Entenda o que é pressão alta e saiba como preveni-la

Entenda o que é pressão alta e saiba como preveni-la

A pressão alta, também conhecida como hipertensão, é um problema de saúde muito grave e comum.

A doença é crônica e afeta um terço da população mundial, atingindo principalmente adultos com mais de 60 anos. O que não significa que pessoas mais jovens não possam ser acometidas, afinal são inúmeros fatores que podem desencadeá-la.

Atualmente um dos fatores que tem contribuído para o aumento dos casos de hipertensão, é o estilo de vida moderno, envolvendo maus hábitos alimentares, sedentarismo, estresse e obesidade.

A pressão alta também é uma doença silenciosa, até provocar lesões nos órgãos vitais como rins, cérebro e coração. Além disso, pode trazer problemas sérios a longo prazo.

Por isso, é muito importante a realização de exames periodicamente e a criação de hábitos saudáveis.

E para lhe ajudar a entender um pouco mais sobre a pressão alta, separei algumas informações relevantes para você levar a sério a sua saúde.

O que é pressão alta

Entenda o que é pressão alta e saiba como preveni-la

A pressão arterial ou hipertensão é uma condição clínica séria que caracteriza-se pela elevação e sustentação da pressão arterial em níveis considerados altos.

A pressão arterial passa a ser alta quando é igual ou maior que 135/85, e justamente por ser uma doença silenciosa, pode atrapalhar o diagnóstico médico.

Como funciona

Pegando o coração como exemplo, quando ele bombeia o sangue, se os vasos estiverem estreitos, a pressão pode subir, provocando complicações sérias em muitos órgãos e até mesmo afetando o sistema nervoso.

Em casos mais graves a pressão alta pode levar à morte, precedente de ataques cardíacos ou AVC.

O diagnóstico da doença deve ser realizado por meio do cálculo regular da pressão sanguínea. E existem dois tipos de pressão: pressão sistólica, que é a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias quando o coração se contrai e, diastólica, que é quando o coração relaxa.

Quando a pressão sistólica está acima de 135 ou a diastólica acima de 85, a doença poderá tornar-se um problema.

Fatores de risco

Entenda o que é pressão alta e saiba como preveni-la

São diversos os fatores que podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver pressão alta. Alguns que influenciam facilmente são:

  • maus hábitos alimentares;
  • estresse;
  • excesso de bebidas alcoólicas;
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • sedentarismo.

Sintomas

Entenda o que é pressão alta e saiba como preveni-la

Como vimos antes, a doença é silenciosa e só é perceptível quando atinge órgãos vitais. Além disso, ela pode ficar anos sem apresentar sintomas.

Por isso, é muito importante se regrar, fazer uma medição regularmente e realizar exames de sangue.  

São esses cuidados que ajudarão a controlar os riscos à sua saúde.

As manifestações da hipertensão podem cursar com:

  • fraqueza;
  • tontura;
  • dor no peito;
  • zumbido no ouvido;
  • perda de sangue pelo nariz;
  • falta de ar;
  • visão embaçada;
  • dores de cabeça;
  • vômito;
  • insuficiência cardíaca.

Causas

A primeira causa de hipertensão arterial é, sem sombra de dúvida, a resistência insulínica. Trata-se de um distúrbio metabólico responsável pela epidemia de obesidade em que vivemos. Para entender um pouco mais sobre resistência insulínica e como combatê-la, basta clicar AQUI.

Outra causa importante de hipertensão é a falta de magnésio. Estudos revelam que cerca de 80% da população apresenta uma deficiência desse importante mineral.

Uma terceira causa de hipertensão é a baixa de vitamina D. Por fim, podemos citar os distúrbios da glândula tireóide.

Temos ainda outras causas primárias de hipertensão, porém são menos frequentes. As causas aqui citadas, além de serem mais comuns, são facilmente corrigidas.

Tratamento

Apesar de ser um doença crônica, a pressão alta pode muitas vezes ser controlada e totalmente reversível, apenas seguindo um estilo de vida saudável. Além do mais, a utilização de alguns suplementos pode, ao evitar ou corrigir algumas carências nutricionais, promover o relaxamento das artérias, revertendo a doença. Já pensou, controlar a hipertensão sem precisar utilizar medicamentos?

Claro que eventualmente medicamentos podem ser necessários e somente seu médico poderá saber qual o melhor tratamento para você.

Mas é importante deixar claro que o seu tratamento não envolve apenas o uso regular de alguns remédios, mas também exige um novo estilo de vida.

O melhor tratamento é conciliar atividades físicas, com uma dieta equilibrada (evitando a resistência insulínica), uma suplementação adequada e com os medicamentos prescritos pelo médico, quando há a necessidade.

Em muitos casos, os remédios recomendados pelo médico para controlar a pressão alta, são diuréticos, inibidores da angiotensina, inibidores do canal de cálcio, vasodilatadores, entre outros.

Prevenção

Entenda o que é pressão alta e saiba como preveni-la

A melhor maneira de prevenir problemas com a pressão alta é optando por hábitos saudáveis, como atividades físicas e dieta equilibrada.

Afinal, o que vale para quem é hipertenso, também é válido para quem deseja prevenir a doença.

Além disso é importante ressaltar que 90% dos casos de hipertensão ocorrem devido a excessos alimentares (em especial excesso de carboidratos refinados), sedentarismo e obesidade. No meu canal, disponibilizei um vídeo explicando mais sobre obesidade; acesse clicando AQUI e entenda mais sobre suas consequências.

Alguns hábitos que você deve adotar são

  • dieta equilibrada com redução de alimentos industrializados e carboidratos refinados. Opte por sal integral não refinado, evite os açúcares e o sal refinado comum de mesa (cloreto de sódio) e que também está presente em grande quantidade nos alimentos industrializados;
  • aumentar o consumo de verduras e vegetais;
  • prevenir o estresse;
  • reduzir o consumo de álcool;
  • eliminar o tabagismo;
  • praticar atividades físicas;
  • manutenção do peso ideal.

Essas são algumas informações que você não pode ignorar se você preocupa-se com sua saúde; afinal, a pressão alta precisa ser controlada.

Também é muito importante manter consultas regulares com profissionais da área da saúde e seguir as orientações do médico.

Cuidar da sua pressão alta é cuidar também da sua qualidade de vida.

2018-10-31T14:36:04+00:00

About the Author:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.